Maria Lúcia de C. P. Sigolo
executiva@regenerativa.art.br

Manfred v. Osterroht
agricultura@regenerativa.art.br

Richard Bryan Charity
agricultura@regenerativa.art.br

PRESIDENTE

Formada em Administração Pública na FGV com MBA na Écoles des hautes études Commerciales (França), a Presidente RdA e criadora e coordenadora do Programa Contebem (ensino de finanças e empreendedorismo para jovens da periferia do Município de São Paulo – Instituto Anchieta Grajaú), é membro do Economics Conference do Goetheanum (fórum permanente de economia associativa) e possui carreira internacional consolidada em mais de 10 anos morando na França, onde atuou na comunicação interna no Banque Sudameris France, como tesoureira no Le Grain de Blé , no controle da contabilidade do Societé Carrefour e no da gestão no banco Bex International e também como broker dealer na negociação de derivativos na Viel et Cie.

COORDENADOR EXECUTIVO E CO-AUTOR DO MÉTODO ART

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP com pós graduação em Agricultura Biodinâmica, é coordenador executivo da RdA e co-autor do método ART, além de sócio-fundador e editor-chefe da editora Agroecológica. Possui experiência internacional na produção biodinâmica de queijos, na Suíça, e de grãos, na Alemanha. Desenvolveu diagnóstico da paisagem para agricultura regenerativa, foi consultor de produção e de revitalização de solos/paisagens em diversas fazendas e coordenador do sítio do Instituto Elo, onde promoveu cursos de capacitação de agricultores.

CO-AUTOR DO MÉTODO ART

Formou-se na ESALQ-USP e em Gestão Empresarial (MBA) na FGV. Atuou na Secretaria Estadual de Meio Ambiente como Coordenador e Assessor da CPRN; como Inspetor de projetos nacionais e internacionais no Instituto Biodinâmico, onde foi também um ativo colaborador das ‘Normas de Qualidade Orgânico IBD’. Promoveu cursos com a temática Agricultura Biodinâmica Tropical e lecionou no Curso de Especialização em Agricultura Biodinâmica da Associação Elo. Atuou como produtor e consultor biodinâmico na primeira fazenda certificada DEMETER no Brasil. Por 5 anos foi o gerente geral da Fazenda Amway Nutrilite e há 12 é consultor em olericultura e fruticultura orgânica e biodinâmica. É co-autor do método ART.

Flavio Baroboskin
executiva@regenerativa.art.br

Gabriel Volich
comunica@regenerativa.art.br

Lucas Pedroso

agricultura@regenerativa.art.br

GESTÃO FINANCEIRA

Flavio Baroboskin é planejador financeiro, consultor e palestrante, formado em Sistemas de Informação, com MBA em Gestão Estratégica pela FGV.

Mais de 25 anos de experiência internacional em gestão de projetos, processos, financeira e liderança de equipes em empresas de grande porte como EDS, HP, ADP e Fujitsu, atuando na gestão de equipes e projetos na América Latina, EUA e África, planejamento de budget e gestão financeira com foco no desenvolvimento de talentos.

Atua com o desenvolvimento humano, organizacional e pessoal em administração e finanças com foco na Economia Associativa inspirados na Antroposofia.

CONTEÚDO

Gabriel Sigolo Volich é formado em economia com experiência no mundo corporativo e no terceiro setor. Trabalhou com planejamento, gerenciamento de estoque e coordenação de equipe. Aprimorou sua experiência como planejador de demanda trabalhando na cadeia de suprimentos do maior e-commerce da América Latina. Dirigindo-se às questões sociais, trabalhou com treinamento logístico e de equipes para reduzir as desigualdades sociais e empoderar as famílias que vivem em favelas no Brasil. Agora enfrentando questões sociais e ambientais, Gabriel está procurando soluções alternativas para construir novos arranjos em ações coletivas e promover impactos positivos.

EDUCAÇÃO na AGRICULTURA

Graduado em Ciências Sociais e Desenho Industrial. Atua como ativista em um curso popular pré-vestibular. Na academia estudou associativismo e comunitarismo.

Lecionou História, Sociologia, Filosofia e História da Arte nas escolas de Araraquara, Jaú, Matão e Boa Esperança do Sul. Atualmente leciona na escola Waldorf Francisco de Assis.

Passou a atuar no Projeto ART / RdA, tornando-se membro em seguida. Sente-se fortemente motivado pela ambição de ir além do cultivo de orgânicos, de transformar a paisagem e o entorno social em cada local, tal como no Recanto dos Saíras, em Juquitiba. Com passagem pelo consultivo, hoje integra o conselho executivo.